Sobre a profissão que escolhi

Olá!

As pessoas me fazem milhões de perguntas sobre o que estou estudando ou sobre como é a profissão que eu escolhi. Lá no antigo blog, a Marcela sugeriu um post sobre isso e então resolvi falar. É um assunto meio extenso porque uma coisa puxa a outra, mas vou tentar ser o mais explícita e breve possível. Provavelmente surgirão outros posts complementares para matar a curiosidade de todo mundo.

Bem, meu curso é Superior em Tecnologia de Design de Interiores, ou seja, quando me formar serei Tecnóloga em Design de Interiores ou Designer de Interiores. A partir daqui surgem duas vertentes a comentar: uma sobre a diferença entre Técnico e Tecnólogo e outra sobre as diferenças entre Design de Interiores, Design de Ambientes, Decoração e Arquitetura. Vamos começar falando sobre Técnico e Tecnólogo.

Lápis de cor
Imagem: arquivo pessoal

Um curso técnico geralmente é profissionalizante ou seja, os alunos saem com uma especialização na profissão e as empresas valorizam esse profissional, porque eles terminam o curso como Técnico em alguma coisa. Esse tipo de curso é feito em escolas especializadas, o tempo varia de acordo com a especialidade. Após a conclusão, os alunos recebem diploma ou certificado e isso não dá condições para, após o curso, fazer pós graduação, mestrado ou doutorado porque o MEC não considera como um curso superior.

Já o curso Superior em Tecnologia de alguma coisa, é equivalente ao curso superior, é ministrado em faculdades ou universidades, dura entre 2 e 3 anos mas depende do curso. Tem muita aula prática, não é preciso fazer estágio justamente por causa das aulas práticas; e após a conclusão, o aluno pode cursar especialização, pós graduação, mestrado ou doutorado. Em outras palavras, funciona como um curso superior, porém, mais específico porque ensina o conceito, a prática e a teoria da área escolhida.

O mercado profissional está mudando muito e por conta disso, estão surgindo novas profissões e algumas até mudaram de nome. Pena que muitas pessoas sem informação não sabem disso e quando falo sobre meu curso, soltam a frase cretina: “Ah sei… é aquele cursinho de 2 anos…” como se fosse um cursinho de porta de botequim. Isso me aborrece.

Bem, o Design está se dividindo em várias ramificações e tem tudo quanto é tipo de Design. Acontece que a profissão Design de Interiores não é regulamenta ainda, quando isso acontecer, e se acontecer, o título Designer + alguma coisa deve ser usado apenas por quem tem formação em curso superior, técnico ou tecnólogo, aprovado pelo MEC. O profissional que não tem formação em curso superior, técnico ou tecnólogo aprovado pelo MEC, não deverá usar o “Designer”. Por exemplo: Para muitas pessoas, Designer de Interiores é uma coisa e Decorador é outra. Muitos decoradores se dizem Designer de Interiores, porém, quando a regulamentação acontecer, eles não poderão usar o termo Designer de Interiores, nem Design, nem Designer; mas sim, Decorador de interiores. 

Pelo que eu entendi, para o MEC e para o Design não existe hair design, nail design, cake design e etc… As pessoas que atuam nessas áreas poderão trabalhar normalmente, só que não podem usar o termo Designer ou Design porque não possuem ensino superior na área. Aliás, nem sei se existe curso superior para essas áreas de atuação. Parece bobagem e pode até ser, mas não acho que isso vá prejudicar alguém.

A regulamentação está andando bem devagar e está dando pano prá manga. Mas se a profissão de motoboy, empregada doméstica e taxista foi regulamentada, acredito que o Designer de Interiores também consegue. 

Só para esclarecer:

– Design -> nome da profissão

– Designer -> nome dado ao profissional que exerce a profissão de qualquer área de design.

Espero que esse post tenha te ajudado. Se você tem algo a dizer sobre esse post ou sobre qualquer outro, por favor comente.

bjs e até a próxima!

P.S. Este post sofreu alterações e para esclarecer melhor algumas coisas, segue o link sobre Design de Moda e sobre Estilismo.  Outros links sobre Design de Moda e sobre Estilismo

Atualizado em 11/02/2015

 

 

 

 

4 comentários em “Sobre a profissão que escolhi

  1. Se te aborrece as pessoas que não tem intimidade com a profissão, falarem que seu curso é de porta de botequim, imagina a gente que trabalha com design de moda, e ouve: “Algumas profissões mudaram de nome, como por exemplo, os estilistas que passaram a ser chamados de designer de moda”. Não querida se informe melhor, para não dar a informação errada! Designer de moda, e estilismo, são profissões diferentes e por isso, existem cursos diferentes para tal…

    Curtir

    1. Não meu bem, você se enganou, eu não disse que as pessoas falam que o meu curso é de porta de botequim, eu disse que elas falam como se fosse. Isso nem me aborrece mais, porque quem tem que saber o que faz sou eu não é mesmo? E sim, você está certa. Há diferença entre Designer de Moda e Estilista. Na época em que escrevi o post, eu tinha informações superficiais e quando me aprofundei um pouco mais no tema, simplesmente não corrigi o post por estar atolada no trabalho, na faculdade e com alguns problemas pessoais. No final das contas, me esqueci completamente de fazer a correção. Maaas… se você não comentasse a respeito eu jamais me lembraria de corrigir. Peço desculpas se causei algum constrangimento, não foi minha intenção.
      Sorte e sucesso prá você querida…
      bj

      Curtir

  2. Pois é, Lana é tanta terminação nova surgindo por aí. Eu sou tecnológa em Automação de Escritórios e Secretariado. Adorei o meu curso porque tinha uma variação de disciplinas que poderiam me render diversas especializações. Isso nos dá muita visão e flexibilidade para o mercado de trabalho. Tudo bem que eu vim embora pra Holanda e aqui nem tudo são flores! rs Bjs

    Curtir

Obrigada por comentar. Seu comentário aguardará aprovação. Comentários grosseiros e mal educados não serão respondidos, nem publicados.

