Sem cultura não há cultura – A polêmica sobre a aula na Pinacoteca do Estado

Oi meninos e meninas! E aí? Como vocês estão?

Estudar está sendo uma terapia maravilhosa. Acho que posso me considerar uma pessoa de sorte por ter os melhores professores do mundo e, graças a Deus, sempre tive sorte de ter bons professores desde o ensino médio.

Sei que ainda preciso dar mais detalhes sobre o curso que estou fazendo, mas vamos com calma que um dia eu chego lá. Rs…

Bem, a professora de Metodologia de Projetos e Fundamentos do Desenho Técnico, sugeriu uma aula num sábado de manhã na Pinacoteca de São Paulo. Eu, óbvio, amei a ideia. A Pinacoteca é um dos lugares que eu mais gosto de visitar. O problema é que sempre tem uma turminha do contra. O objetivo dessa aula é nos ensinar a desenhar formas complexas e abstratas além de nos fornecer conhecimento em artes diversas. A professora não quer alunos que desenhem apenas nuvem e coração. Só que o povo do contra fez mil reclamações. Onde já se viu uma coisa dessas???? Designers que não possuem conhecimento em arte?????? É o fim dos tempos!!!

Uma menina disse que a Pinacoteca é um saco. Tudo bem, gosto não se discute e ela está na profissão errada. Se o cliente disser: “olha, quero uma cadeira em estilo grego” , como ela vai se virar sem conhecimento em artes plásticas? A professora quer ajudar e o povo coloca mil dificuldades. O acesso à Pinacoteca é super fácil, rápido e barato. Sem falar que estudante paga meia e sábado é grátis.

quadro
Imagem autoral

Eu falei que por mim, tudo bem, mas o povo me olhou meio atravessado. Ora bolas! Quanto mais conhecimento e cultura eu puder absorver dos professores, melhor, afinal, eles trabalham nesse ramo. É por isso que tem profissional fazendo lambanças mundo afora. Entram numa profissão pelo dinheiro e não estudam. Dá nisso.

A professora não voltou atrás. O interesse é nosso, quem for ficará com presença porque a aula da semana será substituída pelo sábado e quem faltar, fica com 3 faltas porque temos 3 aulas no mesmo dia.

A professora quer ajudar e eu quero ser ajudada. Ficar em sala de aula desenhando vaso e lâmpada é comum. Ir na Pinacoteca absorver conhecimento, cultura e inspiração é incomum, é um diferencial e tanto.

Infelizmente, o pessoal ainda não se deu conta de que a coisa é séria e vai influenciar diretamente o futuro de cada um. Pensam que ainda estão no ensino médio.

Prá quem está cursando Design ou pensando em cursar, meu conselho é: “Não se deixe levar pelo comodismo dos outros. Seja você mesmo, se dedique, pergunte tudo aos professores, participe das aulas intensamente e você não irá se arrepender.” É certo que agindo assim você corre o risco de, assim como eu, ser taxada de CDF e chatonilda, mas dane-se! Você não vai pagar mensalidades altas prá sair da faculdade sendo mais um na multidão né? Ou vai?

Azar de quem perder uma chance dessas. Eu tô dentro! Se você gostou desse post, comente!

bjs e até a próxima

Anúncios

8 comentários em “Sem cultura não há cultura – A polêmica sobre a aula na Pinacoteca do Estado

  1. O importante é que você esta no caminho certo. Façamos assim. Quando eu ganhar na loteria, chamo você pra um projeto, todo metido com a arte que você aprendeu ! boa semana…. 🙌

    Curtir

  2. Descobrir aprendere estudar… tudoistoé incrível, pena que nem todo mundo tem oportunidade e mais pena ainda quemuitos tem a oporttunidade e não aproveitam! E vocÊs ainda vão aproveitar a expo do LEONILSON que tá rolando na piancoteca! abs

    Curtir

    1. Puxa que legal!
      Até quando vai essa exposição? Tô meio por fora e a minha professora ainda não marcou a data.
      Obrigada por comentar Pai Gay
      ; )
      bj

      Curtir

  3. Nossa, eu já estaria lá. Que povo mais preguiçoso, gente!!!! Será que estão no curso certo? rs Eu também sempre gostei de ir na Pinacoteca…lugar bonito, agradável, cheio de arte e história! Boa aula pra vc porque vai ser muito bom!

    Curtir

    1. Sim, com certeza vai ser uma boa aula mesmo Eliana. Pena que o povo sem cultura da minha turma não pensa assim. Quero nem imaginar um ambiente decorado por esse povo. Vai ser um desastre!
      bjs

      Curtir

  4. Ah se der tira umas fotos da Pinacoteca e coloca pra nós! Eu não entendo esse povo, qualquer aula fora da sala de aula deveria ser motivo de comemoração. Aff!
    Você tá certíssima. Bjs

    Curtir

    1. Oi Livi!
      Pode deixar, eu tiro sim.
      Pois é! Uma aula assim deveria ser motivo de comemoração mesmo, afinal, serão duas aulas em uma só: Desenho e História da arte. A professora está sendo muito gente boa, mas os alunos… Abafa!
      bj Livi

      Curtir

Obrigada por comentar. Seu comentário aguardará aprovação. Comentários grosseiros e mal educados não serão respondidos, nem publicados.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s