Semana da Tecnologia

Olá!

Estou por aqui de novo.

: )

Bem, tenho muitos babados prá contar mas acho que o mais importante de todos foi a Semana da Tecnologia que rolou na facul. Ao contrário do que pode parecer, a Semana da Tecnologia não durou uma semana e o termo tecnologia não se referia apenas aos cursos de TI, computação ou coisas high tec, mas também aos cursos tecnólogos como o meu.

Muita coisa interessante foi exposta nessa feira, os alunos de Engenharia arrasaram! O stand deles era o mais movimentado, aliás, eles ficaram com o melhor espaço prá montar o stand e isso gerou um certo stress entre alguns alunos. Algumas pessoas suspeitam que os alunos de engenharia foram privilegiados por pagar umas das mensalidades mais altas, mas isso é tudo especulação e ninguém tem provas ou certeza de nada.

Várias coisas interessantes foram expostas, desde cama hospitalar que faz massagens tipo fisioterapia, até máquinas industriais ecologicamente corretas, que não poluem o meio ambiente e que um funcionário aperta o botão ON de manhã e a máquina trabalha o dia todo sozinha, desligando-se automaticamente num horário pré estabelecido e com economia de energia.

Terapias ocupacionais, dietas revolucionárias e saudáveis, educação infantil baseada em pesquisas psicológicas, novos materiais de construção… Vi de tudo nessa feira. Fiquei impressionada com a capacidade de criação dos alunos.

Sobre os futuros designers de interiores?… nem sei o que pensar. Houve trabalhos belíssimos. Eu sei, sou suspeita de falar, mas, para provar o que estou dizendo, tirei algumas fotos e postei no Facebook.

Enfim, meu grupo expôs a luminária que eu falei alguns posts atrás. A professora queria que fosse desenvolvida uma luminária produzida apenas com palitos. Começamos as pesquisas, desenvolvemos uma pequena maquete e… a professora mudou de ideia e liberou o uso de outros materiais.

Meu grupo já havia pensado na estética e na possibilidade de usar materiais recicláveis, sustentáveis ou ecologicamente corretos. Sabe o que eu mais gosto nisso tudo? Quando começamos um projeto, começamos do zero literalmente. Pensamos primeiro na estética e cada um dá uma opinião no desenho, depois discutimos o uso dos materiais e nessa fase percebemos que o “modelo” não pode ser confeccionado em qualquer tipo de material. Amo esses impasses porque eles exigem toda a nossa capacidade de criar, de inventar e de achar solução para os problemas. Desenhamos muito, desmanchamos, refazemos… e redesenhamos. Fazemos o protótipo para saber como vamos produzir em tamanho natural, levando em conta a funcionalidade, o conforto, a estética, os materiais e a sustentabilidade. Temos que desenvolver móveis e objetos que durem muito tempo e que possam ser reutilizados ou reciclados mais tarde. São muitos detalhes que quase me deixa doida, mas eu adoro. É muito bom, imaginar um objeto, planejar, desenhar, fazer e ver a reação das pessoas. Isso não tem preço. Cada vez mais sinto que estou no caminho certo, acho que o jornalismo não me faria tão feliz assim.

Mas como eu estava dizendo, a reação das pessoas nos dá mais vontade de fazer e criar. Na feira, uma mulher perguntou para minha amiga se nós não pensamos em expor em outras feiras ou participar de concursos. Acontece que a menina não perguntou prá essa pessoa como isso era possível, não pediu informações, nem um número de telefone prá gente entrar em contato. Nossa! Fiquei muito triste pois a faculdade realiza essas feiras prá ajudar o aluno a dar os primeiros passos (também para chamar outros alunos, claro) e, infelizmente, eu não consegui dar os meus. Mas tudo bem, terei outras oportunidades, acho que a menina não fez por mal, tadinha, vai ver foi o nervosismo.

Recebemos muitos elogios dos visitantes, a feira era aberta ao público sabe? Uma senhora me perguntou se eu fazia prá vender, eu não soube muito bem o que responder, minha professora não tinha dado nenhuma instrução nesse sentido, mas eu disse que fazia sim, só que ela não falou mais nada.

A luminária que fizemos é essa

Usamos 397 palitos de bambu que colamos um por um. Deu um trabalhão danado, pois tivemos que testar vários tipos de cola. Algumas não colavam, outras mancharam o bambu e outras empelotavam, mas faz parte do processo e da vida de um designer. Alguns palitos saíam do lugar, uns eram muito grandes, outros muito roliços e outros meio achatados… Tivemos que medir várias vezes, ficamos prá lá de estressados porque esse projeto só podia ser feito em sala de aula e na presença da professora, foi muita correria prá que ficasse pronto antes da feira, mas no fim deu tudo certo.

Colocamos uma lâmpada de led que foi outro trabalho à parte. Criamos uma espécie de suporte prá fixar a lâmpada só que esse suporte deu uma canseira na gente porque usamos uma placa de madeira reciclada, e ela não tinha “firmeza” para aguentar o corte. Até que por fim, achamos uma placa legal e o pai de uma amiga cortou prá gente.

Talvez eu esteja sendo repetitiva em falar sempre da faculdade e tudo o que está relacionado à ela direta ou indiretamente, mas é que é tudo muito novo e ao mesmo tempo assustador e lindo e eu gostaria de compartilhar isso com vocês. Faz parte da minha vida e serão lembranças que estarão sempre no meu coração.

Bem, como eu falei, postei umas fotos no Facebook.

E por enquanto é isso. Desde já quero agradecer o carinho de todos que acompanham desde sempre e também aqueles que passaram a acompanhar a pouco tempo. Valeu galera! Ah, e não esqueça de deixar seu comentário! 

Bom Natal prá vocês, muita saúde e alegria prá todo mundo.

bjss

2 comentários em “Semana da Tecnologia

Obrigada por comentar. Seu comentário aguardará aprovação. Comentários grosseiros e mal educados não serão respondidos, nem publicados.

