O designer de interiores e os carros: será que combinam?

Olá pessoal!

Aconteceu uma exposição de carros antigos aqui no shopping da Terra do Nunca e eu fui lá conferir. Não foi uma big, mega, master exposição não, na verdade foi bem modesta. Não sou uma expert em carros, mas confesso que carros antigos me atraem bastante. Acho super charmosos e descolados!

Pensando nisso, nesse charme e glamour de carros antigos, me lembrei que um designer de interiores também pode projetar interiores de meios de transporte (iates, transatlânticos, aviões, carros, trens, metrôs, ônibus (e, chupem essa manga!) até caminhões. Maaas… para isso, é necessário fazer graduação em qualquer área de design, pode ser design de produto, de interiores, desenho industrial… etc… e só depois fazer uma especialização nessa área porque nem todas as instituições de ensino superior possuem o design de interiores automotivos (ou de automóveis) em sua grade curricular.

Por incrível que pareça, os meios de transporte também precisam de um projeto de interiores exclusivo porque são ambientes pequenos e específicos e, pode acreditar, isso não é tão simples quanto parece. Para quem não sabe, o design voltado para transporte também precisa de um projeto de interiores que vise o conforto ergonômico, a segurança, a acessibilidade e a luminotécnica que nesse caso, segue um padrão técnico de iluminação diferente daquele usado para projetar a iluminação de interiores residenciais por exemplo. O maior desafio nessa área é unir conforto, segurança e praticidade num, digamos, ambiente tão pequenininho.

Bem… eu não tive aulas sobre esse ramo do design porque como vocês já sabem, tem que fazer especialização e apenas graduados podem fazer isso, eu sou tecnóloga. Porém, uma das minhas professoras chegou a abordar esse tema em sala de aula e foi fantástico! Essa área é um pouco restrita mas pode gerar uma boa renda para o designer.

Enfim… para ser designer de interiores de carros é necessário ter amplo conhecimento em materiais, equipamentos automotivos, estilo, conceito e estar super por dentro das tendências de moda. Até gosto de carros mas não manjo nada de equipamentos automotivos. Melhor ficar com os interiores residenciais, comerciais e corporativos que é mais minha área néam ;)

Ah, e respondendo a pergunta do título, sim minha gente, combina sim, claro!

Tem outras fotos lá no Facebook viu?!

Se você tem algo a dizer sobre esse post, deixe um comentário que eu ficarei muito feliz!

Até a próxima!

4 comentários em “O designer de interiores e os carros: será que combinam?

  1. Que legal estes carros hein? Eu também curtiria uma exposição destas. Olha só, hein…nem fazia ideia destes tipos de projetos de interiores de barcos, autos, aviões…gente, que máximo. Já pensou você “decorando”um super mega iate? hahaha

    Curtido por 1 pessoa

    1. Claro que já pensei! Silvio Santos, Roberto Justus, Chiquinho Scarpa, seriam meus principais clientes e finalmente eu ficaria Ryca e Phyna kkkkk

      Curtir

  2. Nunca teria imaginado que existe design de interiores para carros…rsrs..mas faz sentido ter um. Voce nunca pensou em fazer uma graduacao na area?

    Beijinhos

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sim existe. Na verdade, só comecei a considerar a hipótese depois que a professora deu essa aula. Já pensou, que bapho! Parece que essa área dá muita gana.

      Curtir

Obrigada por comentar. Seu comentário aguardará aprovação. Comentários grosseiros e mal educados não serão respondidos, nem publicados.